21 de março de 2011

Aplicativos para a cidade de São Paulo: monitoramento dos ônibus

Nesta segunda-feira (21), o Metrô de São Paulo lançou uma iniciativa interessante: por meio de um recurso disponível em seu site, os usuários agora podem saber, em tempo real, a situação das principais linhas do sistema de transporte subterrâneo da cidade.

Quando fiquei sabendo da ação do Metrô, há alguns dias, imaginei que seria algo parecido com uma ideia que tive há pouco tempo, voltada para os ônibus do capital: um aplicativo para smartphones que tem como objetivo monitorar, também em tempo real, a localização de todos os veículos coletivos da cidade.

Funcionaria da seguinte maneira: cada ônibus teria um sistema de GPS instalado (ou qualquer outro dispositivo que consiga indicá-lo num mapa), possibilitando que os usuários do sistema público de transporte saibam sua exata localização.

Imagine que você acaba de sair de casa em direção ao trabalho. Ao chegar no ponto, preocupado com a demora, você decidi usar o aplicativo para saber se o ônibus que você pega está muito longe da onde você está. É só digitar o nome ou número da linha desejada e, baseando-se no seu atual ponto de localização, o aplicativo automaticamente determina a distância do ônibus (bolinhas coloridas num mapa, como na imagem abaixo) e gera uma estimativa para que ele chegue até você.

Com isso, você consegue se planejar melhor, decidir se pega outro ônibus, se muda seu itinerário, se vai de Metrô ou se pega carona com o vizinho. Bem interessante, não? Você poderia até mesmo ficar em casa, sem se preocupar com o horário, e só sair quando o aplicativo emitisse um alerta sonoro, apontando que o ônibus que você costuma pegar está se aproximando.

Mais do que isso, o aplicativo poderia oferecer vários outros recursos. Na barra inferior da imagem que fiz de exemplo, simulando como seria esse aplicativo, imaginei a aplicação de algumas funções, como:
1) Pesquisa Geral: usar o sistema de pesquisa que há tempos já está disponível no site da SPTrans elo qual você determina um ponto de saída e um ponto de chegada para que o sistema aponte os trajetos disponíveis para você.
2) Situação do Metrô: integração com o recurso que o Metrô lançou hoje, fazendo com que o usuário tenha uma noção mais completa de como está o sistema público de transporte naquele exato momento.
3) Rastrear Ônibus: seria a principal função do aplicativo: adicione as linhas que deseja monitorar e saiba o ponto exato de cada veículo dessas linhas na representação de um mapa da cidade.
4) Carregar Bilhete Único: por meio de um cadastro feito previamente, no qual o usuário preenche seus dados pessoais, de seu Bilhete Único (que é intransferível) e de seu cartão de crédito ou débito, ele poderá - a qualquer momento, em qualquer lugar - fazer a recarga do Bilhete Único. É só escolher o valor e confirmar com a senha do sistema.
5) Fale Conosco: um fale conosco para enviar críticas, sugestões, observações e elogios. O usuário clica e escolhe entre enviar um e-mail ou falar diretamente com o 156.

Por fim, o aplicativo poderia ter uma pegada mais forte de mídias sociais, possibilitando que os usuários publicassem (como no Twitter) informações relevantes para os demais usuários, tais como: dicas de atalhos, acidentes em alguma região, trânsito em alguma região, falta de energia (no caso dos ônibus elétricos), acidentes etc. Como é possível ver no exemplo que eu criei, haveria uma barra, na parte superior, com informações sobre o sistema de transporte.

E aí, o que acharam? Eu, como usuário VIP do sistema público de transporte da cidade de São Paulo, iria adorar ter essa facilidade no meu dia a dia!

CONFIRA TAMBÉM:
O Restaurant Week e as mídias sociais: uma boa dupla

4 comentários:

  1. Olá,
    Meu nome é Diogo Moreira trabalho na Editora Abril S.A. no desenvolvimento e criação de software em parceria com a GOOGLE, etive observando sua idéia e a achei muito interesante e gostaria de ter maiores informações e se for de seu interesse porque não tentar coloca-lá em pratica.
    Caso queira entrar em contato meu e-mail é: diogo.moreira@abril.com.br

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  2. Essa ideia teve continuidade? Gostaria de saber, pois tenho ideias parecidas, me contate por email: deh.vmartins@gmail.com

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  3. "cada ônibus teria um sistema de GPS instalado..."
    na verdade os onibus já têm instalado um sistema que permite monitorá-los em tempo real. funciona razoavelmente bem, podendo monitorar os onibus separadamente ou por linha, mas acho que só é aberto aos operadores. Ou seja, só depende da SPTrans para isso se tornar realidade.

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  4. Legal, Milkian! :)
    Não sabia que os ônibus já tinham essa funcionalidade.
    Seria legal se a SPTrans liberasse para programadores, que aí poderiam criar vários apps e serviços interessante sobre transporte

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