8 de março de 2011

O Restaurant Week e as mídias sociais: uma boa dupla

Um dos meus eventos culturais favoritos na cidade de São Paulo é o Restaurant Week (SPRW). A ideia de facilitar o acesso das pessoas a alguns estabelecimentos gastronômicos da capital é extremamente interessante e elogiável. Mais do que isso, a organização do SPRW ainda sugere que os clientes contribuam com R$ 1,00 para ações sociais. Em 2011, o evento acontece entre os dias 21 de março e 3 de abril.

Como sou um entusiasta do SPRW, pensei numa forma interessante do evento usar as mídias sociais a seu favor, estimulando as visitações dos frequentadores durante o período em que ele acontece e, obviamente, aumentando o valor arrecadado para as instituições assistenciais.
A ação
O SPRW poderia lançar um aplicativo semelhante ao Foursquare, no qual o usuário se cadastraria na intenção de ganhar vantagens durante o evento. A dinâmica é bem simples: uma vez com o programa instalado no seu smartphone, o cliente vai em qualquer um dos restaurantes participantes do SPRW. Ao pedir a conta, ele recebe junto um QR Code*. O usuário então aponta a câmera do celular para o código e, automaticamente, o aplicativo irá detectar que aquele usuário (já cadastrado) consumiu naquele local (como se fosse um check in).

Ao final do evento, o usuário (ou os usuários) que tiver feito mais check ins ganha, por exemplo, três jantares gratuitos, para ele e mais um acompanhante, em qualquer estabelecimento conveniado ao SPRW. Durante a semana em que a promoção acontece, o aplicativo vai mantendo um ranking para estimular a competição entre os participantes.

Além disso, também é possível premiar os "prefeitos" (mayors) de cada restaurante. Quando o SPRW terminar, o cliente mais assíduo de cada estabelecimento ganha um desconto na próxima vez que visitar o local (ou então ganha o direito de pagar o mesmo valor proposto pelo SPRW na próxima vez que comer no restaurante);

Por fim, como não poderia deixar de ser, ainda é possível brincar com o que há de mais divertido no Foursquare: as insígnias (badges). E aí as combinações são inúmeras. Por exemplo, o cliente que fizer 10 refeições em culinárias de países diferente ganha a insígnia "Nações Unidas". Como consequência disso, ganha mais um prêmio. Se ele fizer ckeck-in num restaurante tipicamente brasileiro, em outro tipicamente português e em outro tipicamente angolano, ele adquire a insígnia "Museu da Língua Portuguesa", ganhando duas entradas grátis para o museu.

Portanto, o Restaurant Week é um evento que possibilita trabalhar seus adeptos de forma bem divertida.

*A ideia de se usar um QR Code tem como objetivo otimizar a experiência do usuário no SPRW. O código não serve apenas para liberar um check in. A proposta é que, por exemplo, se o cliente está num restaurante de comida tailandesa, o código libere uma animação relacionada à Tailândia, passe uma mensagem divertida e, aí sim, libere o check in para o aplicativo do cliente.

Um comentário:

  1. Oi Renato, estava pesquisando sobre o uso das mídias sociais em estabelecimentos de comida e bebida e encontrei o seu blog. Achei bem interessante as suas ideias para ações. Aqui em Belo Horizonte também temos a RW e ela não é muito reconhecida. Certamente as suas sugestões e outras ações seriam muito úteis no sentido de divulgar o evento. Embora o uso do Foursquare para realizar promoções não seja mais novidade, ainda há muito o que explorar. Boa dica!

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